Tudo sobre Perfumes

O Perfume
Conforme registros, a arte de elaboração de perfumes deu-se início no Egito. Transformando-se em acessório apreciado pelos faraós e os membros importantes da corte por volta de 2000 a.C., deixando de ser privilégio unicamente dos deuses.
Mas foi na França que ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, a partir do século XIV, permanecendo desde então como o centro europeu de pesquisas e comércio de perfumes.

As Fragrâncias
Os perfumes são classificados de acordo com a concentração de essências, sendo elas assim classificadas:

Eau de Parfum (EDP) apresenta de 10 à 20% de concentração de essências e seu efeito de fixação chega a ultrapassar as 12 horas. Recomenda-se muito cuidado na aplicação, pois o exagero, pode provocar náuseas e dores de cabeça.
Eau de Toillete (EDT) são as mais indicadas para países tropicais. Sua concentração de essência varia dos 6 aos 12% e sua fixação não passam de 8 horas em temperaturas mais altas. Também são conhecidos como Parfuns de Toillete.
Eua de Cologne (EDC) baixa concentração de essências, entre 5 a 8%, e sua fixação não é maior do que 5 horas. Conhecidos também como Cologne ou Eau Fraicheur.
As Deo Colonia, termo aplicado apenas no Brasil e apresentam baixíssima concentração de essências, no máximo 5%, e sua taxa de fixação de 2 a 4 horas.

Famílias Olfativas

Um perfume é uma combinação de notas que resultam em determinado aroma. Ao predominar determinadas notas, se é concedida uma personalidade singular ao mesmo.
São sete as famílias olfativas oficialmente reconhecidas:

Amadeirado: apresenta algumas misturas de madeira que resultam em aromas mais secos. Possui toques de canela, tabaco, couros, musgos, etc. 
Aromático: as fragrâncias aromáticas apresentam uma mistura de aromas cítricos, lavandas e muitas vezes especiarias orientais.
Cítrico: fragrâncias leves e marcantes. Indicados para o dia-a-dia e ideal para o clima predominantemente quente do Brasil, apresentam notas de laranja, limão, mandarim e algumas notas de madeira.

Floral: resulta na mistura de ramos de jasmim, rosas, gardênias e outras flores. Apresentadas em suas formas puras, mas podem receber toques orientais ou especiados.
Fresco: mistura notas cítricas com notas naturais como relvas e folhas verdes, proporcionando umas sensação de limpeza e frescor. Muitas vezes apresentam também notas marinhas.
Frutal: um coquetel natural, resultantes da mistura de pêssegos, morangos, e algumas notas cítricas. Mantém sempre muita leveza e frescor pois predomina as notas mais doces.
Oriental: sempre elegante e sofisticado, resplandece as notas quentes e picantes, como baunilha, canela e orquídeas.

As Notas
Um perfume é resultado da mistura de 75 a 200 essências, por isso a emissão dos seus odores são divididos em três etapas, as chamadas notas, cada qual com seu tempo de duração:

Notas de cabeça – é a primeira impressão do perfume. Demora cerca de três minutos para evaporar.
Notas de coração – é o verdadeiro cheiro do perfume e se mantêm na pele de cinco a oito horas.
Notas de fundo – são as notas que dão corpo ao perfume. Podem durar até 24 horas.


Não há produtos neste departamento